terça-feira, 13 de abril de 2010

Vaiafaba? Sim em 4h 32m




Depois de vários meses sem actualizar o blog, venho hoje descrever a minha aventura na sabado passado, no passeio de Santo Tirso.
Então cá vai, sai de casa ás 7:30 da manha para chegar com tempo para levantar o dorsal e não apanhar a confusão (tinham dito que eram cerca de 4000 inscritos). Cheguei a Santo Tirso, dirigi-me ao secretariado e tinha cerca de 20 pessoas a minha frente, nada de especial, não fosse o atendimento ser a conta gotas, estive cerca de 1/2 hora para levantar o referido dorsal.
Já com o dorsal pregado na bicla dirigi-me para a zona da concentração, eram 9 horas, faltava cerca de 30 minutos para o inicio (pensava eu e os outros). O sol começou a tostar, já passava da hora e não se adivinhava o inicio do passeio.
A espera continuava e meti conversa com os elementos da BTTAlfenense, pessoal do melhor, aproveitei a boleia deles no passeio.
Eram para ai 10:30 quando começou o passeio, primeiros km em estrada e paralelo, com inclinação a subir nada de especial, mas rápidamente a inclinação aumentou e aumentou e aumentou e veio o monte sempre com paredes de levar a bicla a mao.
Os primeiros 25 Km foram 95% a subir e a subir, o que eu praguejei naqueles montes, a agua ao fim de 10 km já era, o abastecimento apareceu aos 22/23 Km, os furos começaram antes, primeiro o PAULO, depois o RENATO, EU, novamente o PAULO.
Após os 25/30 Km a coisa melhorou, descidas espetaculares, alucinantes em que a minha Stumpjumper "voava" (é real), em resumo custou muito subir o que subimos, mas depois as descidas foram um prémio merecido e claro as bifanas no fim que souberam muito bem.

A Organização, não correu muito bem, acredito que tenha sido dificil e o facto de ser a 1ª vez, mas a verdade é que para cerca de 200 riders que compareceram a Santo Tirso correu mal e pior seria se por acaso tivesse aparecido os tais 4000 inscritos, acredito que seria um desastre, o traçado era demasiado duro (para mim), as fitas estiveram em todo o percurso, os abastecimentos, um só com agua (fruta e outras coisas já tinham acabado, e so apareceram cerca de 200 betetistas, imaginem se fossem 4000) o outro tinha agua e bolachas do senhor que estava lá a marcar o ponto de abastecimento. Assistencia tecnica? não vi, por acaso so sofri de furos e tinha as camaras de ar, mas caso fosse mais complicado, não sei não.

As fotos do amigo Roberto Rocha (BTTAlfenense)